quinta-feira, 8 de abril de 2010

ORGANIZAÇÃO DA VOTAÇÃO NA FRANÇA PRÉ-REVOLUCIONÁRIA

A votação da França pré-revolucionária era por estado, cada estado escolhia um representante.
O 1º e o 2º estado queriam a votação por estado, já o 3º estado queria a votação "por cabeça", porque o primeiro estado possuia 291 representantes, o 2º estado tinha 270 representantes, no total o primeiro e segundo estado tinham 561 representantes e o terceiro estado possuia 578 representantes, mas o 3º estado contava com 90 votos da nobreza e 200 votos do baixo clero, sendo assim, o 3º estado contava com 868 votos contra 271.
No final da assembleia, não chegaram a nenhum acordo, porque se o sistema de votação por estado vencesse, o imposto territorial seria pago pelo 3º estado; e se o sistema de votação "por cabeça" vencesse, o 3º estado iria exigir que o 1º e 2º estado pagasse também o imposto territorial, por isso a assembleia não chegou a nenhuma conclusão.


Autor (do texto): Luiza.
Postagem: Luiza.

segunda-feira, 5 de abril de 2010

A TRANSFORMAÇÃO DA FRANÇA


A invasão da Torre da Bastilha



A Torre da Bastilha era o símbolo de autoritarismo do rei onde não havia liberdade. Com uma simples ordem do rei podia mandar e efetuar prisões das pessoas que eram contra suas ideias. O terceiro estado que era a burguesia e o povo invadiram a Torre da Bastilha, porque estavam revoltados, eles queriam a liberdade de pensar, de expressar e de escolha. Eles exigiram que o voto fosse realizado por cabeça, eles não saíram da Torre até que criassem uma Constituição para a França, o terceiro estado invadindo a Torre da Bastilha que houve a quebra do poder do rei onde iniciou-se a Revolução Francesa.


Autor(da imagem):Desconhecido.
Autor(do texto):Larissa.
Postagem:Larissa.

Organização das eleições no Brasil atual.

No Brasil, o tipo de voto é secreto. O voto secreto é você poder votar em qualquer candidato, sem que outros saibam em quem você votou, ou seja, o voto secreto te dá a liberdade de escolher seus representantes e só você saber em quem votou. O oposto de voto secreto é voto aberto.
As eleições no Brasil são diretas. Eleições diretas são quando a pessoa por si só escolhe o seu representante e ela própria vai à urna votar no seu candidato. O oposto de eleições diretas são eleições indiretas, nas eleições indiretas, grupos escolhem um determinado candidato para votar, ou seja, o grupo escolhe o candidato pela pessoa.
No Brasil todos que têm 18 anos até 65 anos são obrigados a votar. Todos que têm idade entre 16 e 18 e acima de 65 o voto é facultativo, o voto é facultativo para os analfabetos também.


Autor (do texto): Sarah.
Postagem: Sarah.