domingo, 4 de julho de 2010

Drogas


Texto da internet:

Drogas:
Droga,narcótico, entorpecente ou estupefaciente são termos que denominam substâncias químicas que produzem alterações dos sentidos.Droga, em seu sentido original, é um termo que abrange uma grande quantidade de substâncias, que pode ir desde o carvão à aspirina. Contudo, há um uso corrente mais restritivo do termo, remetendo a qualquer produto alucinógeno (ácido lisérgico, mescalina etc.) que leve à dependência química e, por extensão, a qualquer substância ou produto tóxico (tal como o fumo, álcool etc.) de uso excessivo, sendo um sinônimo assim para entorpecentes.
Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturaisão obtidas através de determinadas plantas, animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais. O termo droga, presta-se a várias interpretações, mas ao senso comum é uma substância proibida, de uso ilegal e nocivo ao indivíduo, modificando-lhe as funções, as sensações, o humor e o comportamento. As drogas estão classificadas em três categorias: as estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenos
Tipos:
• Depressivas - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, catamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro e etc).
• Psicodistropticas ou alucinógenas (drogas pertubadoras) – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT.
• Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.
Uso de drogas:
É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, lóló, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.
Motivos associados ao uso
Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:
• Problemas pessoais e sociais;
• Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas;
• Sensação imediata de prazer que produzem;
• A facilidade de acesso e obtenção;
• Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades;
• Fuga;
• Estimular;
• Acalmar;
• Ficar acordado ou dormir profundamente;
• Tentar parecer fixe;
• Emagrecer ou engordar;
• Esquecer ou memorizar algo;
• Fugir ou enfrentar;
• Inebriar;
• Inspirar;
• Fortalecer;
• Aliviar dores, tensões, angústias, depressões;
• Aguentar situações difíceis, privações e carências;
• Encontrar novas sensações, novas satisfações;
• Força do hábito;
• Muitas das vezes revolta dos filhos contra os pais.
• Sentimento de Poder e sentir-se acima dos outros

www.wikipedia.com.br


Texto pessoal:
A droga é uma substancia que quando introduzida no organismo pode causar dependencia no ser humano. São três tipos de drogas: Depressivas - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, catamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro e etc). Psicodistropticas ou alucinógenas (drogas pertubadoras) – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT. Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos: cocaína, crack, cafeína, (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.
Alguns motivos que faz as pessoas usarem drogas são: problemas pessoais e sociais; Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas; Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Muitas das vezes revolta dos filhos contra os pais.




texto:Luiza


postagem:luiza



sexta-feira, 2 de julho de 2010

O narcotráfico e as drogas

Texto da internet:
Narcotráfico
Narcotráfico ou tráfico de drogas é o tráfico de substâncias ilícitas, entorpecentes.
No Brasil, a lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre tráfico - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.
O narcotráfico é produzido em escala global, desde o cultivo até seu consumo e o produto final atinge um alto valor no mercado negro.
O consumo de drogas acarreta importantes consequências sociais: crime, violência, corrupção, marginalidade, entre outros. Até mesmo a alta classe social apresenta usuários, embora algumas pessoas ainda tenham o preconceito de que só pessoas de baixa renda, como moradores de favela, são usuários.
Estudo efetuado pela Secretaria de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, efetuado em dezembro de 2008, estimou que o tráfico de drogas no Rio de Janeiro (maconha, cocaína e crack) fatura entre 316 e 633 milhões de reais por ano. Se os viciados não consumissem, pagando altos preços, não existiria droga nenhuma sendo fabricada ou comercializada. (Até mesmo os grandes traficantes são consequência e não causa). Assim, seremos bem-sucedidos neste combate e reduziremos causas e consequências. Ser tolerante com os drogados pode até ser importante para sua recuperação pessoal. Entretanto, discipliná-los adequadamente é muito mais importante para toda a sociedade.

Drogas, seus efeitos e características

As drogas são substâncias químicas, naturais ou sintéticas, que provocam alterações psíquicas e físicas a quem as consome e levam à dependência física e psicológica. Seu uso sistemático traz sérias consequências físicas, psicológicas e sociais, podendo levar à morte em casos extremos, em geral por problemas circulatórios ou respiratórios. É o que se chama overdose. Além das drogas tradicionais, os especialistas também incluem na lista o cigarro e o álcool.
As drogas são classificadas de acordo com a ação que exercem sobre o sistema nervoso central. Elas podem ser depressoras, estimulantes, perturbadoras ou, ainda, combinar mais de um efeito.
Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha. Atualmente, cerca de 5% dos brasileiros são dependentes químicos de alguma droga. O uso de drogas é crime previsto no Código Penal Brasileiro, e os infratores estão sujeitos a penas que variam de seis meses a dois anos.

Os motivos que normalmente levam alguém a provar ou a usar ocasionalmente drogas incluem:
Problemas pessoais e sociais; Influência de amigos, traficantes assim como da sociedade e publicidade de fabricantes de drogas lícitas; Sensação imediata de prazer que produzem; A facilidade de acesso e obtenção; Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Fuga; Estimular; Acalmar; Ficar acordado ou dormir profundamente; Tentar parecer fixe; Emagrecer ou engordar; Esquecer ou memorizar algo; Fugir ou enfrentar; Inebriar; Inspirar; Fortalecer; Aliviar dores, tensões, angústias, depressões; Aguentar situações difíceis, privações e carências; Encontrar novas sensações, novas satisfações; Força do hábito; Muitas das vezes revolta dos filhos contra os pais; Sentimento de Poder .

Prevenção e tratamento
Os especialistas afirmam que o melhor modo de combater as drogas é a prevenção. Informação, educação e diálogo são apontados como o melhor caminho para impedir que adolescentes se viciem. Para usuários que ainda não estão viciados, o tratamento recomendado são a psicoterapia e a participação em grupos de apoio.
Autor: Desconhecido.

Texto pessoal:

-> O QUE É?
Narcotráfico é o tráfico de substâncias ilícitas, drogas, entorpecentes. As drogas são substâncias naturais, sintéticas ou químicas, que no organismo, provoca alterações, as drogas podem ser depressoras, estimulantes e perturbadoras.
->No Brasil é crime?
No Brasil, a lei nº 11.343, de 23 de agosto de 2006 instituiu o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre tráfico que estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. O Brasil aprovou a Lei nº 9.613, que tipifica o crime de lavagem de dinheiro e postula como um dos crimes antecedentes o tráfico de drogas.
->Como o narcotráfico é realizado?
O narcotráfico é produzido em escala global, desde o cultivo até seu consumo.
A maioria dos entorpecentes é produzido em países da América do Sul, Sudeste Asiático e Oriente Médio, entrando nos países consumidores através de contrabando pelas fronteiras. Os traficantes vendem as drogas e os usuários de drogas compram, mas para isso acontecer, os traficantes intermediários transportam as drogas pelas fronteiras. Os intermediários utilizam várias técnicas para esconder as drogas, para não serem descobertas e as drogas chegarem ao seu destino. Esse mercado ilegal movimenta muito dinheiro. Se os viciados não consumissem, pagando altos preços, não existiria droga nenhuma sendo fabricada ou comercializada.
O uso de drogas é crime previsto no Código Penal Brasileiro, e os infratores estão sujeitos a penas que variam de seis meses a dois anos.

-> Quem são os usuários de drogas?
Os adolescentes estão entre os principais usuários de drogas. Calcula-se que 13% dos jovens brasileiros entre 16 e 18 anos consomem maconha.
Qualquer pessoa pode se tornar um usuário de drogas, mas muitas pessoas ainda tem o preconceito de que só pessoas de baixa renda são usuários.

-> Motivos associados ao uso das drogas:
Problemas pessoais e sociais; Influência de amigos; Sensação imediata de prazer que produzem; Desejo ou impressão de que elas podem resolver todos os problemas, ou aliviar as ansiedades; Estimular; Aliviar dores, tensões, angústias, depressões.

-> O que as drogas podem causar?
-Consequências sociais:
O consumo de drogas acarreta importantes consequências sociais: crime, violência, corrupção, marginalidade.
-Consequências individuais:
Os usuários de drogas podem se tornar dependentes físicos e psicológicos. Seu uso constante traz consequências psicológicas e físicas, como problemas respiratórios ou circulatórios e podendo levar à morte, o que é chamado de overdose.

Overdose

A melhor forma de combater as drogas é a prevenção, portanto é importante conscientizar os jovens sobre as drogas e o que elas podem causar.


Autor: Sarah.

"Droga é aquela substância responsável por tornar a sua vida aparentemente mais suportável.
Confortável ilusão: parece liberdade e na verdade é uma prisão."
(Gabriel O Pensador)


Postagem: Sarah.

Drogas


Texto da Internet:



Intitulamos “droga” qualquer substância e/ou ingrediente utilizado em laboratórios, farmácias, tinturarias, etc., desde um pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação, é uma droga. Contudo, o termo é comumente empregado a produtos alucinógenos ou qualquer outra substância tóxica que leva à dependência como o cigarro, e o álcool, que por sua vez têm sido sinônimo de entorpecente. As drogas psicoativas são substâncias naturais ou sintéticas que ao serem penetradas no organismo humano, independente da forma (ingerida, injetada, inalada ou absorvida pela pele), entram na corrente sanguínea e atingem o cérebro alterando todo seu equilíbrio, podendo levar o usuário a reações agressivas. O que leva uma pessoa a usar drogas? Pesquisas recentes apontam que os principais motivos que levam um indivíduo a utilizar drogas são: curiosidade, influência de amigos (mais comum), vontade, desejo de fuga (principalmente de problemas familiares), coragem (para tomar uma atitude que sem o uso de tais substâncias não tomaria), dificuldade em enfrentar e/ou agüentar situações difíceis, hábito, dependência (comum), rituais, busca por sensações de prazer, tornar (-se) calmo, servir de estimulantes, facilidades de acesso e obtenção e etc.
Depressivas - diminuem a atividade cerebral e podem dificultar o processamento das mensagens que são enviadas ao
cérebro. Exemplos: álcool, barbitúricos, maconha, diluentes, catamina, cloreto de etila ou lança perfume, clorofórmio, ópio, morfina, heroína, e inalantes em geral (cola de sapateiro e etc).
Psicodistropticas ou alucinógenas (drogas pertubadoras) – têm por característica principal a despersonalização em maior ou menor grau. Exemplos
cogumelos, LSD, MDMA ou ecstasy e DMT.
Psicotrópticas ou estimulantes - produzem aumento da atividade pulmonar, diminuem a fadiga, aumentam a percepção ficando os demais sentidos ativados. Exemplos:
cocaína, crack, cafeína, teobromina (presentes em chocolates), GHB, metanfetamina, anfetaminas (bolinha, arrebite), PRACEMPA etc.
É comum distinguir o abuso do uso de drogas de seu consumo normal. Esta classificação refere-se à quantidade e periodicidade em que ela é usada. Outra classificação, se refere ao uso das drogas em desvio de seu uso habitual, como por exemplo o uso de cola,
gasolina, benzina, éter, lóló, dentre outras substâncias químicas. Os usuários podem ser classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.
As drogas estão classificadas em três categorias: as
estimulantes, os depressores e os perturbadores das atividades mentais. O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas, são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central, modificando as atividades psíquicas e o comportamento. Essas drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenos.



Autor:Desconhecido.






Texto Pessoal:




A droga pode ser desde uma pequeno comprimido para aliviar uma dor de cabeça ou até mesmo uma inflamação. Os motivos que levam uma pessoa a consumir as drogas são influência de amigos, curiosidade, problemas familiares, dependência esses são os mais comuns. Possuem três tipos de drogas as Depressivas que prejudica o cérebro, exemplos: álcool, maconha, heroína entre outras. As Alucinógenas que são drogas pertubadoras, exemplos: cogumelos, LSD, MDMA, ecstasy e DMT e por último os estimulantes que produzem o aumento da atividade pulmonar, exemplos: cocaína, crack, cafeína, teobromina, GHB entre outras. Outra classificação ao uso de drogas em desvio de uso habitual como por exemplo o uso de cola, gasolina, benzina, éter, loló e outras substâncias químicas. As psicotrópicas possue tropismo que afetam o Sistema Nervoso Central que modificam as atividades psíquicas e o comportamento. As drogas podem ser absorvidas de várias formas: por injecção, por inalação, via oral ou injeção intravenos. E as pessoas que usam drogas são classificados em: experimentador, usuário ocasional, habitual e dependente.



Autor:Larissa.




Autor da imagem:Tacio Philip.

Postagem:Larissa.