sábado, 12 de junho de 2010

Capitais do Brasil

Salvador: A primeira capital do Brasil
Texto da internet:

A história de Salvador inicia-se 48 anos antes de sua fundação oficial com a descoberta da Baía de Todos os Santos, em 1501 ( chamada de Baía de todos os santos, por ter sido descoberta pela entrada do mar (baía), no dia primeiro de novembro, dia de todos os santos na religião católica). A Baía reunia qualidades portuárias e de localização, o que a tornou referência para os navegadores.
O rei D. João III em 29 de março de 1549 nomeou o militar e político Thomé de Sousa para ser o Governador-geral do Brasil e fundar, às margens da Baía, a primeira metrópole portuguesa na América. Sendo assim, Salvador se tornou capital do Brasil no dia 29 de março de 1549 até 1763.
D. João III, rei de Portugal, não escolheu o Recôncavo Baiano para ser a sede do Governo-Geral da colônia por acaso. Mesmo antes da chegada de Tomé de Souza à Baía de Todos os Santos, a região já abrigava uma próspera vila, conhecida como Vila do Pereira ou Vila Velha. Ali, na capitania que pertencia ao donatário Francisco Pereira Coutinho, já existia uma pequena e organizada produção de açúcar. A extração de pau-brasil era a maior de todo território e o porto do recôncavo, além de mais próximo da Europa, era o principal responsável pelo escoamento de matérias-primas. O sistema político do Governo-Geral, que entrou em vigor em janeiro de 1549 em substituição às capitanias hereditárias, tinha como missão primordial colonizar ordenadamente o Brasil e garantir o domínio luso sobre o território ultramarino.
Erguida no alto de uma escarpa, entre a Baía de Todos os Santos e os morros, Salvador foi a primeira cidade planejada do Brasil. Os colonizadores tomaram o cuidado de construí-la nos moldes das cidades de sua terra natal e mantiveram nela a aparência medieval de Lisboa, com ruas estreitas, curvas e dispostas perpendicularmente umas às outras. Salvador foi considerado como cidade "fortaleza e povoação grande e forte", porque foi o braço do Estado nas terras a colonizar; o espaço físico onde se implantou, de forma direta, a vigilância real sobre colonos, a repressão oficial sobre gentios, a força armada para evitar o avanço dos estrangeiros.
A localização de Salvador, que é no litoral, foi essencial para a escolha de Salvador como capital do Brasil, pois sua localização tem três funções: a de porto de apoio às rotas do Oriente, a de melhor supervisionação da plantação de cana (a cana-de-açúcar era cultivada no Recôncavo Baiano e na Zona da Mata do Nordeste) e a de grande centro de exportação de açúcar.
Em 1763, a capital do Brasil foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.

Autores: Desconhecidos.
Fontes:
http://www.turismo.salvador.ba.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=24&Itemid=26
http://vaibahia1.blogspot.com/2009/02/capotal-da-colonia.html
http://www.escolakids.com/salvador--a-primeira-capital-do-brasil.html

Texto pessoal sobre a capital:

A primeira capital do Brasil

Após o fracasso das capitanias hereditárias, foi criado o Governo-geral. No dia 29 de março de 1549, o rei D. João III nomeou Tomé de Sousa para ser o primeiro governador-geral do Brasil. Foi Tomé de Sousa que fundou Salvador, a primeira cidade do Brasil, que se tornou a primeira capital do país. As ruas de Salvador foram construídas semelhantes às ruas de Portugal.
Antes de Tomé de Sousa fundar Salvador, havia uma vila próspera, onde os navegadores portugueses escoavam pela Baía de Todos os Santos (a Baía de Todos os Santos é assim chamada por ter sido descoberta pela entrada do mar (baía), no dia primeiro de novembro, dia de todos os santos na religião católica) a maior parte do pau-brasil extraído, da produção de cana-de-açúcar e matérias-primas.
O governo português escolheu Salvador, que se localiza numa área litorânea (as áreas interessadas a Portugal ficavam no litoral), para ser a capital do Brasil, porque Salvador era um porto de apoio às navegações para o Oriente, porto exportador de açúcar e para supervisionar as plantações de cana, pois a cana-de-açúcar era cultivada no Recôncavo Baiano e na Zona da Mata do Nordeste.
Em 1763, a capital do Brasil passou a ser no Rio de Janeiro.

Autor: Sarah.


Salvador

Autor (imagem): Desconhecido.

Postagem: Sarah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário